SEJA BEM VINDO!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto

Ética no uso das TIC nas escolas



Justificativa


As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar. Diante disso, o presente projeto aborda a inclusão de novos métodos didáticos nas salas de aula. O conhecimento deve intervir no mundo, e este processo se dá a partir do diálogo reflexivo sobre o uso certo e consciente das tecnologias.
Os questionamentos são muitos, visto que as tecnologias estão aí a nosso dispor e quando se trata de ética, é importante saber lidar com o turbilhão de informações. Outro fato a destacar é a falta de cuidados sobre as informações lançadas na rede, sendo estas muitas vezes incertas, abordando durante o seu uso. Dessa forma, surgem muitos questionamentos quanto a isso.
Qual deve ser o posicionamento ético do professor neste contexto de mudanças, para que ele possa mediar da melhor forma possível, relacionando o uso das TIC entre aluno e professor e conhecimento? A maneira como os alunos constroem o conhecimento requerem um posicionamento dos professores.
Mediar o aluno para utilizar as tecnologias com autocrítica, permitindo que sua pesquisa não seja um mero “copiar” e “colar”. Que o aluno tenha consciência de que o que for pesquisar tem uma fonte, um autor.
O projeto será desenvolvido dentro da realidade do aluno, com base nos conhecimentos que ele já possui. A ética no uso das tecnologias é um dos dilemas que enfrentamos neste mundo digital. Para tanto é necessário viabilizar a efetivação de buscas eficazes de aprender.
Hoje, devem-se ter cuidados, pois as cobranças quanto ao uso correto das tecnologias estão cada vez mais acentuados.
Neste fator, tanto o professor quanto o aluno devem ser éticos, assim como há benefícios, encontra-se riscos, pois o homem enfrenta um novo desafio pela frente: o seu conhecimento e a exploração da sociedade da informação.

Público Alvo

Alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio da Escola de Educação Básica Victor Meirelles.

Objetivo Geral


Refletir as propostas para o uso das TIC nas escolas de forma a rever os conceitos éticos entre educação docente e os avanços tecnológicos.


Objetivos Específicos

Destacar ações éticas no uso das TIC na sala de aula;
Sustentar a proposta do diálogo reflexivo como prática pedagógica capaz de relacionar as atitudes éticas e os conhecimentos sobre as novas tecnologias;
Identificar atitudes didáticas coerentes na formação crítica e ética dos nossos alunos;
Instigar tanto o professor quanto o aluno a questionar-se sobre os dilemas éticos durante o uso das tecnologias assim como os limites de uso.



Metodologias


Os alunos utilizar-se-ão da internet para realizarem diversas pesquisas referente às tecnologias na escola. Embasados na leitura da pesquisa, os alunos irão produzir um texto, fazendo citações ao texto lido para então usar o computador para digitar a produção textual.
O desenvolvimento de um e-mail será outra atividade feita pelos próprios alunos, onde socializarão seus textos através dos endereços eletrônicos dos colegas de classe.
A proposta da criação de um blog será desenvolvida pelos alunos para a postagem destes textos, atividades, comentários e outras produções feitas através do uso das tecnologias.


Avaliação

A avaliação será feita através do empenho, interesse e participação do aluno, respeitando os ritmos de cada um no decorrer de todo o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidados na internet!