Todo projeto é um grande desafio, onde as atitudes precisam ser aprendidas e valorizadas de forma ética, pois em se tratando de projeto integrado, os professores tendem a contribuir com a prática coerente e consciente. Diante disso, a cooperação entre o grupo é fundamental para alcançar o êxito. Assim, como Piaget, que via nas crianças, indivíduos construtores ativos de conhecimento devem ser os professores na era digital.
As tecnologias da informação vem a contribuir no processo de ensino-aprendizagem, em diferentes áreas, tornando cada vez mais importante o estudo de grupo e de pesquisa multidisciplinar, representando um avanço na prática docente. Contudo, os desafios estão aí e quando enfrentados coletivamente, são mais fáceis de serem superados.
Com as tecnologias na escola, defrontamo-nos com novas possibilidades e incertezas no processo contínuo de aprender. Assim, o ato de ensinar torna-se a relação pedagógica, um gerenciamento de conhecimento e saberes ricos em comunicação.
No entanto, as tecnologias, assim como a internet, não são soluções mágicas, mas podem através da pesquisa seja ela individual seja grupal, facilitar a interação de professores e alunos. A internet é um mecanismo nocivo quando usada com consciência e pode ajudar o professor a melhorar sua aula, ampliar as formas de trabalhar em sala, além de ajudar no ensino de qualidade por meio da troca de experiências, de dúvidas, de materiais. O professor tem um papel importante na mediação de todo processo, orientando os alunos a resolverem seus conflitos de modo a tomarem consciência dos princípios éticos a cada momento.
Todos nós podemos aprender o tempo todo, podemos transformar nossa vida em um processo permanente, paciente, confiante e afetuoso de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário